quarta-feira, 16 de junho de 2010

Santo Antão

Depois de Santa Luzia, respiramos e voltamos a embarcar noutra aventura, Santo Antão!

Desta vez com menos um elemento.. A cristy! Não pode ir porque tinha já decidido ir para a Ilha de Santiago com o Adriano para se inteirar em outros projectos. Porém o João, nosso amigo português, a trabalhar cá num atelier de arquitectura pelo Inove Mundos, foi na mesma altura que nós.
O nosso objectivo era basicamente conhecer a ilha e ver a festa do Santo Antonio.
Ás 7:30 AM apanhamos o ARMAS (barco que faz a travessia) e a Azafama era grande, a viagem durou sensivelmente 45minutos.
Quando chegamos ao Porto Novo a confusão estava instalada, havia pessoas por todo o lado, Hiaces, estivadores, mercadorias, tudo a correr e a falar.
Colocamos as malas numa Hiace e fomos para outra com o indispensável para borda da cova, subimos um pequeno monte e preparamonos para descer o Vale do Paúl.
Já vi coisas muito grandiosas mas aquela paisagem que encontrei é indiscritivel...
No topo desse monte estamos acima das nuvens, estávamos no céu!
Descemos com um casal de turistas franceses que encontramos pelo caminhos até a ribeira grande, sempre com paragens esta travessias demorou 4horas... Arrebentamos os gémeos todos...
A descer todos os Santos ajudam mas há o corpo para sustentar e não é assim tão fácil, mas a paisagem era maravilhosa, parecia o Vietname, tudo verde, ouvíamos água a cair, e fumos brancos (produção de Grogue) em vários pontos.
Chegamos por fim á passagem, onde estava o nha Om ( condutor de Hiaces, produtor de grogue e amigo do Jorge) com as nossas coisas.
A mulher dele, querida Vera cozinhou para nós durante a estadia (3 dias).
Santo Antão é mesmo diferente, parecia que estamos num vale encantado, tudo era verde, havia uma calmaria enorme, o clima era muito abafado e húmido e a vida era mais simples. Conhecemos algumas pessoas amigas do Jorge, um Parentises só, o Jorge conhece tudo e toda a gente é um excelente guia!
Nunca tinha comido tanta manga e papaia como em Santo Antão, o pessoal de lá dá uma varada na mangueira pronto caiem meia dúzia de mangas. Papaias do tamanho de abóboras, bananas há pelo menos 3 espécies. Grogue e ponche de mel há em todo o lado em grande quantidade.

Visitamos a “fábrica” de grogue do Nha ôm e do seu pai, o procedimento do grogue é complexo mas posso explicar se quiserem...
Antigamente o trapixe era feito manualmente, actualmente existem máquinas vindas do Brasil que fazem o trapixe com menor esforço.
Muitos agricultores não possuem a maquina então fazem a trituração da cana em casa de outras pessoas dando um dizimo da sua colheita. Chegamos nesse momento, estavam a preparar a cana do açúcar para trapixar. Toda a gente transportava cana Homens, Mulheres e crianças com grande rapidez...

Dos vários manjares que a Vera nos fez, saliento um, cozinhado em panela na lenha....
Depois de tudo cozido ela colocou todos os ingredientes numa mesa por cima de folha de bananeira, havia carne de porco, peixe, ilhame, fruta pão, batata, mandioca, arroz, banana verde, etc....
Basicamente fomos bem tratados, comi imenso, ao pequeno almoço era logo caxupa!
As festas de Santo António foram divertidas, havia barracas com comida e bebida com mesas debaixo de uma ponte, discotecas improvisadas etc... Encontramos a Nani que estava a trabalhar na barraca da tia, grande festa!!

De dia houve corrida de cavalos....
Viemos carregadissimos de oferendas dos lavradores....