terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia da criança...





Hoje foi um dia longo.
Levantamos de manha encontramos com o Jorge e a Nélida aqui em casa e saímos á pressa para ir para as escolas do Madeiral, Chãzinha e Ribeira do Calhau.
Era dia 1 de Junho e estava planeado uma entrega de prendas aos miúdos das 3 escolas com o Presidente da junta de freguesia de ..., Joaquim ........
O Sr. Presidente veio acompanhado da mulher, também presentes na cerimonia estavam os professores, nós, o gestor escolar, a delegada escolar e a cônsul de Portugal.
Devo ser honesto, fiquei a sentir-me mesmo estranho mal comecei a perceber o que se estava a acontecer á minha volta...
A expectativa era grande, os miúdos estavam super contentes, muito bem penteados, bem vestidos, super lindos mesmo, havia até meninas a usarem vestidos antigos talvez de uma comunhão não sei...
A primeira escola foi a do Madeiral, os professores estavam nervosos...

Estavam como se a receber pessoas em casa e não paravam quietos apercebi-me que aquilo era importante para eles.

As crianças cantaram uma musica para os ilustres convidados e lá dentro estava uma mesa cheia de bolinhos, queijos e coisas com um aspecto delicioso!!! O Madeiral é uma aldeia e há muitas cabritas, logo há muitas moscas, achei curioso 3 mulheres estarem junto a mesa a abanarem sacos para as moscas não pousarem na comida.













A cerimonia foi breve, um discurso do Presidente, um do Jorge e um da delegada escolar.
O que foi oferecido foi uma bolsa com um estojo com lápis dentro a cada criança e uns chupa-chupas. Os putos estavam mesmo radiantes. Fizeram com ajuda dos professores flores de papel que nos deram a nós... A mulher do senhor presidente estava emocionada, beijava as crianças, perguntava como tinham aqueles cabelos todos trançados de todas as formas e feitios, queria ajudar a colocar as bolsas ás cinturas das crianças...
 20 minutos passados arrancamos para outra escola e assim sucessivamente. Não houve tempo nem para petiscar.
Olhei para a Cristina e a Susana vi bem que estavam a passar tão mal quanto eu. Que palhaçada....
Almeirim tem sem duvida ajudado o vale do Calhau, esta cooperação dura á 5 anos e todos os anos mais ou menos pessoas tem vindo nesta data visitar as escolas. Durante este tempo material tem sido enviado, como por exemplo alguns computadores que estão parados porque não estão a funcionar, material de jardinagem etc..
O Senhor presidente tinha chegado há 2 dias atrás e partirá na sexta feira. Sou livre para dizer o que quiser e livre para ler o que me quiserem dizer mas para mim... Isto é falso.
È falso e é dada tanta importância, tanta expectativa, tanta humildade que nem sempre é merecida.
Eu lembro-me de na 4ª classe receber no dia mundial da criança um estojo espetacular e mais um material dado pela efacec. Adorei aquilo, soube mesmo bem receber aquele presente. Não condeno essa atitude de darem a estes miúdos aquelas bolsas que na minha opinião eram pobres.
O que me apercebo é de uma fragilidade sim deste povo, que tenho a certeza que irá ser colmatada porque há pessoas pensantes criativas e cheias de energia. Mas esta exaltação dos políticos não me cabe na goela. Quando observava aquele espetaculo de os professores a mandarem as crianças fazer coisas e a Crew portuguesa a ter o prazer de DAR, pensei logo nas conversas que a mulher do presidente iria ter com as amigas... “ai foi tão engraçado... coitadinhos”
Vejamos, 5 dias passados em Cabo-verde, ficar no melhor hotel do Mindelo e passar uns fretes a distribuir presentes e ouvir uns meninos a cantarolar.... Fica em conta!
Critiquei. O que gostaria que acontecesse?
Menos paninhos quentes e palmadas nas costas e discursos de glorificação e mais acção e menos promessa tão cliché da esfera politica.
Uma promessa de ajuda á seria como a electrificação das escolas já era de Homem.
Ninguém é obrigado a ajudar mas quanto se chega a Portugal e se fazem relatórios e se justificam verbas grandes e se dão entrevistas e se dão discursos é bom ter a segurança na voz e é bom ter a convicção que realmente se ajudou.














O nosso papel nesta arte cerimonial, não foi nenhuma, mas foi super valioso apenas ficar a olhar....

O dia continuou, á tarde todas as pessoas mobilizavam-se para ir par a á final dos pequenos cantores e bailarinos das escolas de S.Vicente!
O Polidesportivo estava cheio com centenas de pessoas bem vestidas, e a musica não parou!!




4 comentários:

  1. Agrada-me a tua apreciação.
    Aí, tal como aqui, e penso que em quase toda a parte do mundo, o "peso" politico sobrepõe-se aos valores mais básicos - verdade, bondade e justiça. É claro que é importante dar uma pincelada de cor ao dia da criança; que pelo menos um dia por ano o "valor" delas seja lembrado. Mas há que comprometer-se sériamente em fazer mais por elas, em proporcionar-lhes educação e saúde e esse compromisso terá de ser honrado custe o que custar. O problema é que poucas pessoas se lembram o que é "HONRA" e os politicos há muito a esqueceram. Se queres fazer a diferença, debate-te pela verdade - outros te seguirão; pela justiça e pela bondade - mais estarão ao teu lado. Eu estarei lá (sempre). Bem hajas / Bem hajam

    ResponderEliminar
  2. Não consigo abster-me dum comentário, é com orgulho que vejo que nesta geração que alguns dizem rasca há pessoas com valores e com sentido de missão ,e penso que uma dos vossos objectivos nesse trabalho que aí vão fazer é esse mesmo, colaborar no desenvolvimento e na dignidade do ser humano, alertando para que há mt mais a fazer do que acenar bandeirinhas e fazer as"festas " de circunstância e se damos alguma coisa, que não sejam os nossos restos...
    Continua João, com sentido critico,justo e oportuno e vão dando um colo aos que se cruzam no vosso caminho, eles gostam ...e normalmente retribuem, felicidades

    ResponderEliminar
  3. Mais do que muitos pensam nesta geração somos muitos que possuímos valores e sentido de missão, mas como sempre, tudo que é novo é subestimado mas acredito que com a nossa perseverança iremos nos fazer ouvir, sempre. Mas enfim, quando se é criança facilmente se é subornado e com pequenos gestos até, e como não é surpresa para ninguém que o que os políticos fazem é subornar o seu povo, aqui esta mais um acto que nos releva como realmente é o mundo da política. No entanto há pessoas como tu (e o resto do grupo), J.P, que com suas acções e um ideal, plantam esperança nos corações daqueles que tanto precisam. É muito bom saber que ñ tens medo de expressar aquilo que sentes e ir avante naquilo em que acreditas. Mais uma vez parabéns ao vosso grupo pelo trabalho que estão a desempenhar e espero que continuem assim.
    Um Beijo Grande

    ResponderEliminar
  4. Boas!

    Como disse a D. Amélia, se esta situação existe em Portual(país civilizado e minimamente industrializado), existe em todo o mundo! Quanto mais em Cabo Verde!? Quantas pessoas aí terão a sensibilidade/cultura política e até humana para perceberem estas situações!?

    Sabes qual é o problema!? Foi o batata que inventou estes "Dias da Criança"(ou da mulher ou do enfarte do miocárdio...qualquer coisa) só para justificar que a população mundial presta atenção às crinaças(etc...) pelo menos um dia por ano! LOLOLOLOLOLOLOLOL!

    Se querem prestar atenção a alguém especial, ou alguma causa, façam-no todos os dias, todas as horas, minutos e segundos!
    Penso que as pessoas se devem esforçar ao máximo para que todos se sintam bem à sua volta, a toda a hora!

    Já agora deixo uma ideia!
    Provavelmente é o que se passa por aí, mas tendo em conta a sua simplicidade esse povo deve ter a mente menos corrompida! Talvez tenham mais sensibilidade para perceber o que eu estou a tentar dizer! Podiam tentar transmitir ista ideia! Ficaria feliz se as pessoas daí ficassem contagiadas com isto!
    Se eles já vivem com essa ideia, ainda bem, significa que estão no começo de um mundo melhor que o nosso!

    Bem hajam o vosso grupo e a vossa causa pelo vosso trabalho e por prestarem atenção aos mais desfavorecidos!

    ResponderEliminar