quarta-feira, 16 de junho de 2010

Santa Luzia

Santa Luzia é uma reserva natural integral (Decreto-lei 40/2003) porém decidimos ir conhecer este pedacinho de terra.

Uma experiência sensacional...
Levantamos ás 6AM no Calhau, tomamos o café da manha, e preparamo-nos para a viagem para Sta Luzia.
Eramos um grupo de 8, nós os 5, o Jorge, o nosso amigo Nuno e um Investigador de malacologia chamado Camané.
Fomos para junto dos pescadores, colocamos o bote do Nuno na água embarcamos e gás á tabua para Sta Luzia!!
A viagem foi arrojada porque bote saltava muito e pouco faltava para alguém saltar fora ehehehe.
A acompanharem-nos estavam uns peixes voadores, que saltavam de água e planavam dezenas de metros.
Rodeando a ilha, a ondulação sul era muito forte portanto abrandamos antes da formação das ondas, saltamos e nadamos até á praia. Adorei a sensação de chegar a nado a uma ilha deserta parecia que estavamos no LOST.
Para o Camané, foi impossível ver algo de baixo de agua porque o mar estava muito agitado.
Na ilha, passeamos, pedimos alguns desejos á Santa Luzia, encontramos acampamentos de pescadores, analisamos a vegetação da ilha, almoçamos deixamos tudo como estava e voltamos a embarcar...
O estatuto da ilha está a ser repensado...
Espero que gostem das imagens!

Aproveitei para fazer umas fotos mais artísticas...