quinta-feira, 13 de maio de 2010

João d'Évora


Tivemos a oportunidade de ver um pouco do paraíso com os jovens e formadores da Liga até João Évora. Foi uma experiência espetacular. Fizemos o percurso todo a pé, caminhamos por montes e vales, até chegar a uma praia onde encontramos pescadores a fazer o almoço (catxupa) em algumas casas abandonadas (quase a ruir).
Pelo Caminho conheci um jovem rapaz, Fredson, tem 17 e também é membro lá do centro, estava la com a sua irmã mais velha. Pelo caminho ia-me explicando os frutos e plantas que encontrávamos, explicava-me  a sua utilidade, mostrou-me tartarugas  e guinchos que tinha avistado, a casa e o irmão do Nani (do benfica), um bom guia!
Mas a vida não é fácil para ele, mora na periferia de Mindelo, já não estuda, trabalhou como carpinteiro mas foi explorado pelo patrão. Vive com a mãe, que trabalha no mercado e que por acaso eu já a tinha conhecido, e com as suas irmãs, só vai ao medico quando está doente, morreu-lhe o pai e 3 irmãos, avó.... Enfim, a sua irmã, estava triste no final do passeio e provavelmente essa seria a razão, uma vez que eles tinham como habito, ir passar o dia no fim-de-semana aquela praia em família, coisa que agora já não acontecia.

Depois de aquele passeio, fomos novamente a sede do clube Ponta d'Pom onde nos receberam com uma bela feijoada, muito Zouk, sumos e animação, comecei a jogar o mosquinha e cheguei a ganhar eheheehehe.

Depois juntei-me a um grupo de jovens e decidimos ir á laginha tomar um banho, mostraram-me uma parte da praia que desconhecia, menos bonita mas cheia de piada. Lá estavam a cozinha com fogo uma panela de massa, convidaram mas tive de ir embora...

3 comentários:

  1. Aiii a inveja que eu tenho de ti... =)

    ResponderEliminar
  2. AHAHaHAH!!!!!
    Não sejas assim... beijoooooo
    obrigado por me estares a seguir*

    ResponderEliminar
  3. Olá

    Simplesmente paradisiaco ...
    Paz, beleza, acalmia, simplesmente lindo
    Que sorte hem

    ResponderEliminar