segunda-feira, 31 de maio de 2010

Praia Grande...



Este fim de semana, a convite do Vav, fizemos uma actividade deliciosa.
O plano era ir a pé até á praia grande, mas ninguém acordou cedo... Fomos ter com eles um pouco mais tarde para ajudar a limpar a praia.
Fiquei espantado com os convívios que esta gente faz!
Mal chegamos lá estavam estas pessoas

a passar o fim de semana na praia grande, tinham ido para lá de Hiace (carrinha alugada toyota) e nem o fogão lhes escapou!!


O grupo do Vav também não ficou atrás e só para o convívio depois da limpeza levou um gerador para poder haver musica, grelhadores, arcas enormes com bebida, enfim... Um montão de coisas.
Isto parece simples mas a praia grande fica abaixo da estrada e para carregar as coisas um gajo fica a suar!
Para além da limpeza, há também a sensibilização...



Jorra

Vulcão do Calhau













Aqui há a extracção da jorra, o que destroi a paisagem...
Em Fevereiro de 2009, a Câmara municipal de S.Vicente aprovou o regulamento para a extracção de inertes, o que implica uma taxa pela extracção que reverte para acções de beneficiência social ou a favor do ambiente.
Para que serve a jorra?
Para a construção civil. Não são utilizados tijolos, com esta jorra (gravilha) faz-se uma massa mais consistente, junto com cimento e areia, fazem-se blocos para construir edifícios como se pode ver a cinzento na fotografia

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Politica...


Nas eleições legislativas de Janeiro de 2001, o PAICV retornou ao poder, pois obteve 40 assentos (do total de 72) na Assembleia Nacional, elegendo, consequentemente, o Presidente daquele partido, o Dr. José Maria Neves, como Primeiro-Ministro.














Pedro Pires, presidente da República

Para um melhor entendimento Geográfico...







"Casubody"

É talvez a palavra mais temida aqui...

O casubody ( assalto ) deriva de uma expressão Americana, “cash or Body” e foi trazida para Cabo Verde pelos emigrantes cabo verdianos repatriados dos EUA.

A situação aqui em S.Vicente está mais controlada, com a ainda recente medida de segurança publica, juntaram a policia militar á policia de segurança pública para patrulhar as ruas. E a sua visibilidade é por si só um factor protector do crime. Para além dos agentes da autoridade, existem aqui duas empresas de segurança privada que também guardam edifícios de noite e dia.

O casubody na ilha de Santiago é um caso problemático uma vez que a partir das 19horas as pessoas recolhem para as suas casas. O governo pretende combater este crime e existe a possibilidade de colocar a videovigilancia nas ruas....
(falta as fotos mas vou tirar)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Passeio á praia da Calheta...


Fomos convidados pelo Vav, amigo do Jorge e  "dono de S.Vicente", a fazer uma caminhada até á praia da Calheta. Acordamos ás 6:40AM e lá fomos nós...


A caminhada foi dura, 1hora e 40 minutos ida 1hora e 50 minutos volta mas sempre de língua de fora.
O que encontramos depois de percorrer estas montanhas foi uma praia linda e deserta.. Corremos logo para o mar ... 5 estrelas







O grupo....





Depois do passeio, um almoço delicioso................

Sessão fotográfica no Calhau


Umas brincadeiras fotograficas...






Mais tarde, vimos um homem com uma tocha não mão e um balde a percorrer a praia, procurava caranguejos  para no dia seguinte poder ir pescar, tentei de rocha em rocha aproximar-me dele para tirar umas fotos mas estava muito escuro.
Veio ter comigo e mostrando-me o balde disse que tinha corrido bem...




Mais apresentações...




 Ambulância do Jorge, que brevemente poderá ser o nosso meio de transporte em algumas deslocações.



Paula e a irmã.



César, a tartaruga do Jorge.


José Melo, Presidente da Biosfera.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Formação dos professores


"A Cooperação para o Desenvolvimento tem finalidades de longo prazo, procurando alterar estruturas sociais e económicas de países e regiões, de forma a combater problemas de origem bastante mais complexa"
Quem sabe se a mudança do mundo começa com uma criança...?






 
Todo o Grupo tem trabalhado na formação dos professores sobre as hortas escolares, esta formação será feita em 3 módulos, em 3 dias consecutivos. Na primeira formação esteve o Nuno e a Cristina, o resultado foi brilhante e a aceitação por parte dos professores, que estavam na formação depois de dar as suas aulas, foi muito boa.

 



Adriano (CIC), tem-nos coordenado desde o inicio.


















Jorge Melo (presidente da associação que nos está a receber AAC) e o gestor escolar.


Nuno e Cristina na formação

sexta-feira, 14 de maio de 2010



Nani (a nossa segurança)



O Golf é o 2º desporto mais jogado em S.Vicente, como não há agua os campos tem uma configuração diferente.


Interacções da Susana



Os companheiros monstrinhos
Mais fotos...

Eu e o Nuno fomos dar uma volta de maquina na mão e encontramos uma fabricazinha de refrigerantes e uma mercearia, onde o Sr. Correia nos convidou a entrar, de braços abertos. Ofereceu um ponche, falamos de cabo verde Portugal, tempos antigos...

É uma pena o pequeno comercio estar a desaparecer na Tuga.






Estou também a trabalhar num trabalho só com as portadas das casas daqui, talvez saia algo jeitoso...

Um poku di mi pa djuda txeu...

Hoje fomos com o Helmer á UNIcv, Universidade de Cabo Verde, assistir a uma palestra sobre voluntariado.

O pessoal aqui sabe muito bem o que é voluntariado, está super motivado e parece que querem mesmo mudar algumas coisas, acho que há um pouco de dispersão, mas o voluntariado aqui está a tomar outros contornos, mais oficiais, mais organizados e a palestra foi bastante esclarecedora.
O voluntariado alia-se agora ás faculdades, e está a criar-se a ideia de que sem voluntariado não se irá longe, que será uma mais valia a nível pessoal e profissional.
Incrível,

passou uma semana desde que cá chegamos... A maior curiosidade é que quando chegamos aqui ao Mindelo eu achei uma cidade mesmo tranquila comparadamente com o Porto, Lisboa.... Pois bem, depois depois de estar no Calhau já acho isto uma cidade agitada LOLOLO.
Outra das curiosidades que também disse em voz alta e provocou alguns risos foi que as mulheres bonitas em Portugal tem todas namorado, aqui toda a mulher tem pelo menos um filho....

Enfim, hoje queria falar um pouco do Calhau... Passei o dia lá e aquilo mexeu comigo..
A casa do Jorge fica mesmo em frente ao mar, o céu e o mar ficam unidos com Santa luzia no meio...
Para além dessa casa, conhecemos outra, muito pequenina mas viajei la dentro. Sabem aquela expressão “amor e uma cabana”? Pronto, aquela casa é a ilustração disso mesmo. Quem me dera ter alguém especial do meu lado para sonhar comigo.
Começo a perceber a essência daquele local.
Conhecemos a sede dos amigos do Calhau, assim como vários armazéns que eles tem.

Visitamos várias escolas no madeiral para ver como está a funcionar o programa das hortas escolares, nunca tinha visto uma escola tão cutxi, tão pequenina e bonita.

Lanchamos em casa do Jorge, um bolo de cus cus com manteiga e mel, café com leite e queijo da terra, o bolo foi confessionado por uma mulher de um agricultor, que tem plantação de milho. O milho requer muita agua mas como choveu o poço deste agricultor estava cheio...



Para terminar o dia, fomos visitar a sede dos Black Panthers!!

São uma equipa de futebol, a associação já existe a 17 anos, tem umas dezenas de taças e deram-nos as boas vindas. Combinamos algumas actividades e tudo indica que nos ajudaram no recenseamento da população e na campanha de protecção das tartarugas.

A Susana e a Cristina preparam-se para fazer a sessão de formação aos professores ainda não saímos todos a noite :(

GEF

O outro Projecto é do GEF ( Global Enviroment Found), é um projecto que estamos a apanhar de nascença e chama-se "Marvivo"

Este projecto será realizado no Calhau, Salamansa, São Pedro e Santa Luzia o que implicará brevemente o nosso deslocamento até estas regiões.
É virado para o ambiente, para a protecção da orla costeira, tartarugas, sensibilização dos pescadores, criação de um espaço para que seja possível o debate com eles, protecção da reserva integral da ilha de Santa luzia, etc...
De momento o tempo está mais ocupado, e os dias passam mais rapidamente.
Mesmo assim, continuo a ir á Liga juvenil aqui do Mindelo.. Não sei porque, mas sinto uma forte ligação com aquele espaço e gosto muito do que fazem com aqueles jovens. Fiz questão de o dizer pessoalmente ao Hélmer presidente da Liga.
Mesmo com poucos recursos fazem actividades espetaculares, a adesão dos jovens é incrível. Embora os projectos já tenham começado fiz questão de ir lá mais cedo para poder conviver um pouco e assistir a um debate sobre violência juvenil.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O comercio faz o Mindelo girar....
Aqui vão algumas fotos que gosto de tirar: